sábado, 31 de março de 2012

Dia Internacional do Livro Infantil


Dia do nascimento de Hans Christian Andersen, 2 de abril foi escolhido para ser o dia do livro infantil.

O Patinho Feio, A Princesa e a Ervilha, Soldadinho de Chumbo, A Roupa Nova do Imperador, entre outras, são obras do escritor dinamarquês que nasceu em 1805, mas poderia facilmente transitar entre os autores contemporâneos, tal o encantamento que suas histórias trazem para as crianças há tantas gerações.

E essa é uma ótima oportunidade para pensar o que nossos fllhos estão lendo – e como o estão fazendo. As prateleiras das livrarias e bibliotecas estão recheadas de ótimos livros para os pequenos, mas somos nós – mães e pais – quem incentiva esse hábito.

E quem lê? É um preconceito pensar que só as crianças já alfabetizadas podem ler um livro. As crianças pequenas se apropriam das histórias que lemos e são capazes de reproduzi-las, folheando as páginas e fazendo observações bastante interessantes.

As meninas ainda gostam de livros com sons, livros pop-up, livros de procurar e achar, mas também já gostam de livros com história mais estruturada, com começo, meio e fim – e o mais importante para elas é a fantasia, o improvável final da história.

Os livros que estão no topo da lista aqui em casa são:









E vocês, o que andam lendo com os seus pimpolhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário