domingo, 22 de abril de 2012

Guerra e Paz – Portinari no Memorial


Confesso que deixei para última hora e por isso não tinha escrito sobre a exposição dos quadros Guerra e Paz que está no Memorial da América Latina.

Felizmente, a exposição, que acabaria em 21 de abril, foi prorrogada até 20 de maio, portanto ainda dá tempo de conferir e se emocionar com as obras. Depois disso, as telas deverão percorrer outros países até voltarem a Nova York, para a sede da ONU e lá só poderão ser vistas por autoridades e chefes de Estado.

Vale a pena saber um pouquinho mais sobre Portinari e suas enormes telas.

Cândido Portinari nasceu no interior de São Paulo (Brodowski) em 1903. Filho de imigrantes italianos começou a pintar fazendo restaurações em igrejas. Já adolescente, Portinari vai ao Rio de Janeiro para estudar artes.

Suas obras, marcadas pela representação do caboclo brasileiro e trabalhadores rurais, são consagradas em exposições e museus internacionais.

Os quadros Guerra e Paz foram os dois últimos trabalhos de Portinari, que morreu em consequência de uma intoxicação pelo chumbo contido nas tintas que utilizava (1962). As duas obras foram presentes do Governo Brasileiro para a sede da ONU em Nova York, e levaram quatro anos de trabalho para ficarem prontas.

À parte de todo o contexto histórico, as obras impressionam muito! Os adultos ficam emocionados ao admirarem os monumentais painéis. Para as crianças, vale procurar figuras marcantes nos dois quadros e acreditem, a sensibilidade das crianças vai muito além daquilo que imaginamos.


Recomendo!

Onde: Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Quando: até 20 de maio de 2012
Horários: de terça à domingo, das 9h às 18h
Entrada: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário