quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31 de Outubro - Dia do Saci


31 de outubro! Halloween? Também!

Mas hoje é dia do Saci! A mais expoente lenda da cultura popular brasileira que, por incrível que pareça há quem não conheça.

É… isso mesmo, o moleque pretinho de uma perna só… Aquele que faz o doce queimar, a massa desandar, a gelatina amolecer. Aquele que vem em um rodamoinho, vem fazendo vento, que dá nó nas roupas estendidas no varal, assusta as galinhas, solta as vacas do curral e faz latir os cachorros. Esse mesmo, que criança esperta sabe que para capturá-lo, é preciso peneira de cruzeta, garrafa de rolha [com cruz na rolha] e muita coragem. E mais, se tirarmos sua carapuça, ele nos deverá três desejos!

Não é incrível? Magia, poesia, literatura, imaginação… tem de tudo nas nossas lendas, no nosso foclore! Margem para uma tarde inteira de brincadeiras e narrativas com os pequenos.

Não pensem que é ufanismo. Adoro o mundo conectado, globalizado e a  possibilidade nunca antes tida de conhecer novas culturas e ideias. Contudo, temos um inestimável patrimônio cultural aqui no nosso país, e quem mais senão nós para cultivarmos e disseminarmos essa riqueza às gerações vindouras?

Bom, por Saci agora é só isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário